O que é o Mercado


feature-image

O termo mercado se refere à área onde são realizadas transações econômicas, isto é, uma troca de bens e serviços entre particulares, empresas ou outro tipo de organização.

A existência do mercado é de grande importância do desenvolvimento da economia de um país.

Já o mercado financeiro é um ambiente de negociação de produtos financeiros, normalmente o dividimos em duas: os credores (ou investidores) que fornecem o capital, e os captadores (ou mutuários) que captam os recursos em troca de juros ou parte dos lucros do negócio com os novos acionistas.

Entre essas negociações podemos também observar diversas instituições responsáveis por viabilizar um ambiente de negócios para que essas trocas aconteçam. Além disso, tais órgãos tem como função regular e fiscalizar o correto andamento de todo o processo.

Portanto, o mercado financeiro permite que seus participantes: captem recursos, transfiram títulos, comercializam moedas.

Ao acompanhar as notícias do mercado financeiro ou ao ter ouvido pessoas a falar sobre o que se está a passar nos “mercados”. É um termo genérico utilizado para falar de preços em movimento. Os preços no mercado flutuam de acordo com a oferta e a demanda.

É nos mercados que os preços são estabelecidos, onde se pode efetuar transações e distribuir produtos e serviços. Os mercados podem ter uma localização fixa, como a Bolsa de Valores de Londres, mas são também espaços virtuais onde as pessoas negociam online.

Os mercados financeiros incluem mercados bolsistas, mercados de obrigações, mercados de commodities, mercados monetários e mercados de derivados. Cada país, ou centro financeiro, tem os seus próprios mercados. Os maiores mercados de capitais são em Nova Iorque, Londres e Tóquio.