Caminhos para o Investimento


feature-image

Quando você faz um diagnóstico das suas finanças e entende a sua real situação, passa a entender qual o montante dos seus gastos. Saber a maneira de como você consome e o que , te torna mais seguro para agir com mais cautela antes de contrair dívidas ou comprar por impulso, por exemplo. Quando você começa a analisar suas condições financeiras e sabe como seu dinheiro é gasto , você passa a direcionar seu consumo e as prioridades financeiras.

No seu diagnóstico financeiro, você toma conhecimento real da sua vida financeira, seu perfil de consumo, mostrando onde você peca com despesas desnecessárias evitando que assuma dívidas sem o devido planejamento e sem avaliar os riscos , onde você pode gerar mais ativos.

O primeiro passo é conhecer melhor o seu orçamento. Avaliar quais suas fontes de renda e quais seus custos e despesas mensais. Para ter a visibilidade das suas finanças é importante que você documente TUDO, todas as movimentações, de qualquer valor, isso requer comprometimento e paciência! Então, mãos à obra! Após tudo anotado em uma planilha( se você preferir pode baixar uma planilha da Pinxs no menu Downloads) . Dessa forma, fica mais fácil de saber o nível de comprometimento da sua renda mensal e de fundamental importância saber o quanto sobra ao final do mês depois todas as despesas pagas. Se não sobra ou sua renda não é suficiente, esse é um indicativo que sua renda está no vermelho ou próximo disso. Sendo assim, direcionar esforços pra quitar as dívidas ou não deixar elas acontecerem é a primeira saída.

Uma dica útil é analisar as despesas em categorias, facilita a visualização e mensuração de prioridades. Exemplo: transporte, alimentação, vestuário, presentes, academia, farmácia, etc.

Organize e foque inicialmente nas que consomem a maior parte dos seus recursos, assim poderá verificar se são essenciais, e de que forma você pode otimizá-los, aproveitando mais o seu dinheiro. Mãos à obra!!