O Mercado Financeiro é responsável por grande parte do fluxo da economia e possibilita a conexão de Pessoas (Físicas e Jurídicas) com interesses similares, onde encontramos quem possui dinheiro e quer investir, outra parte que abre parte da sua empresa para receber investimentos ( incentivos financeiros) no intuito de prosperar. Nele, podemos observar todos os outros movimentos financeiros, geopolíticos e sociais. Através de suas oscilações, tanto em nível local como mundial, a economia é quem faz a roda girar.
Existem quatro tipos de mercado financeiro:
* Mercado de Câmbio - onde se pode realizar a troca de moedas. Direcionado a transações financeiras de empresas de exportação e as pessoas que precisam fazer uso de moeda exterior por vários motivos, o mais comum por viagem, por exemplo.
* Mercado Monetário- onde há transações de até 24 horas. Fazem parte desse mercado somente instituições financeiras, pois nele ocorrem compra e venda entre elas. Elas participam desse mercado para captar e emprestar dinheiro entre outras ações.
* Mercado de Crédito - um dos mais conhecidos. Nele, investidores emprestam dinheiro para pessoas físicas e empresas por uma taxa de juros. Muitas vezes você possibilita a instituiçâo financeira que você tem algum valor pra rendimento a curto ou longo prazo, realizar isso com outras pessoas ou empresas.
* Mercado de Capitais - faz a intermediação entre investidores e quem precisa de recursos. Mas o foco dele é a negociação de ativos, como ações e títulos de dívida. Recebe esse nome porque as empresas precisam de dinheiro (capital) para o financiamento de seus projetos. Para obterem recursos, elas emitem títulos de dívida de renda variável e de renda fixa. Ele é composto por instituições financeiras, corretoras de valores e a própria bolsa de valores. Nele, são negociados vários tipos de ativos, como: Ações, Debêntures, Títulos privados, Mercado futuro, Renda fixa.
As principais instituições do mercado financeiro são:
* Bolsa de Valores que funciona como um mercado. Nela acontecem as negociações de títulos emitidos por empresas de capital aberto, incluindo ações, além de outros investimentos como opções, dólar, juros futuros, fundo imobiliários, etc.
* Fundos de Investimentos são uma modalidade de investimento coletivo, ou seja, que reúnem recursos financeiros de diversos investidores para uma aplicação em conjunto.
* Corretoras de Valores são empresas que fazem a intermediação de compra e venda de valores mobiliários . São elas que conectam os investidores à bolsa para que eles possam aplicar em ações e outros investimentos.
* Órgãos Reguladores são entidades responsáveis por criar leis, normas e portarias que orientem o funcionamento de instituições financeiras e trazem proteção para os investidores.