Casa Própria


feature-image

A compra da casa própria geralmente é o principal objetivo financeiro para a maioria das pessoas. A idéia de estabilidade que ela representa vem acompanhada de uma sensação de maior segurança quanto ao futuro.

Alguns preferem alugar um imóvel e não aplicar seus recursos nesse tipo de investimento, para a grande maioria dos que possuem imóvel é comum que este represente a maior parte de seu patrimônio.

O planejamento da compra do seu imóvel merece muito cuidado devido ao alto valor envolvido, quando não há recursos disponíveis para compra à vista, existe a alternativa por meio de financiamento imobiliário.

Esse investimento ocupará parte de sua renda por muitos anos, portanto, antes de investir em um imóvel, é fundamental que o investidor: Verifique o quanto de sua renda poderá ser destinado para o pagamento das prestações;

Efetue pesquisa nos diversos planos de financiamento oferecidos pelo mercado; Observe o número de prestações que deverão ser pagas e projete seus gastos no futuro, verifique se a sua reserva de emergência suportará algum evento inesperado para pagamento até o término do financiamento;

Avalie cuidadosamente os índices de correção das prestações, pois se elas aumentarem mais do que a sua renda, comprometerão uma parcela cada vez maior do seu orçamento, podendo ocasionar transtornos, diminuição de seu padrão de vida até a incapacidade de honrar a dívida.

Lembre-se que existe outros gastos na nova aquisição. Taxas e impostos associados com o processo de aquisição do imóvel, é preciso levar em consideração os gastos mensais com manutenção, seguro, IPTU, condomínio etc.

Coloque na ponta do lápis todas as despesas. Caso mais do que a metade do seu orçamento esteja comprometida com prestações de financiamentos, reveja suas prioridades. O mesmo vale para os gastos totais com o imóvel - que incluem a prestação, e os demais gastos - e que não devem superar 35-40% do seu orçamento mensal.